setembro 18, 2009

Quando o medo tem contornos de mulher


Todos temos medos. Eu tenho um corrupio deles, uns momentâneos, outros crónicos. De entre o meu rol de temores há um em específico que me atormenta não saber explicar. Eu tenho medo de guitarras. Não é aquele medo de fugir, é um medo diferente, mas ninguém o entende, às vezes nem eu. E por mais que tente explicar, as palavras fogem-me e não saem.
Cresci a fazer “guitarrinhas” com as vassouras cá de casa. O meu pai, grande apreciador de rock e sobretudo do som da guitarra, era o meu professor. Éramos verdadeiros profissionais, quais Jimmy Hendrix da vassoura. É daí que vem o fascínio que sinto, mas como é que ele cresceu e se metamorfoseou neste medo não sei bem...
Talvez tenha colocado a guitarra num pedestal demasiado alto. Ela é como uma Deusa, tão perfeita, tão pura, tão inebriante. Eu, uma simples mortal. Tremo quando lhe pego, tremo como varas verdes num dia de vendaval, o meu cérebro bloqueia, as mãos prendem, os meus lábios só conseguem pronunciar a frase «Não sou capaz!» e largo-a, como se tocar-lhe fosse pecado.
As fabulosas curvas que lhe dão forma são como se de uma mulher se tratasse. Porque não venço este medo e não me perco nelas, nas curvas daquela perfeita silhueta feminina? Porque não sou simplesmente capaz dum simples acto de simbólico lesbianismo e passo a ter com ela uma relação carnal?
Acho que estou a pôr mais perguntas que a responder às minhas dúvidas, já nem sei. Tenho muito medo de errar, é como se cada acorde que lhe tento tirar, cada nota que falho fosse magoá-la, apunhalando-a e fazendo-a agoniar e definhar. No fundo, personifiquei-a demais, dei-lhe ânimo a mais. Talvez seja isso, a culpa é só minha, porque vivo a tentar escapulir-me da realidade e a idealizar tudo, até o mais banal.
Tenho receio de me perder nas suas curvas, de encostá-la ao meu tronco, de deixar os meus dedos correrem soltos pelas suas cordas, de me fundir com ela e de deixá-la falar por mim. Quero tocar e não consigo, mistifiquei-a tanto que agora a repudio, com medo de profanar o seu sagrado corpo. Quero-a e fujo dela.
No entanto, um dia, hei-de cometer o sortilégio, hei-de massacrar e mutilar este estúpido medo e, finalmente, tocar.


Borrega
(19/10/2007)
Créditos:
Música: Ana Moura - "Guitarra"

1 rugidos:

Margarida Tomaz disse...

Muito bonito o teu texto! Vale a pena enfrentar medos e esse parece-me fundamental. Inscrevi-me num clube, na MAria Lamas, onde vou ensaiar o confronto com esse medo, muito embora o piano seja o meu mais sedutor medo, mas não perdi a esperança. Vai em frente.

Enviar um comentário